terça-feira, 16 de novembro de 2010

TEDxLisboa - João Nogueira dos Santos - "Adesão massiva aos partidos pol...

Não sabia que houve um TEDx em Portugal, e só por isso já foi bom encontrar este vídeo. Por outro lado, gosto da ideia aqui exposta. Não concordo com tudo o que este senhor diz, mas parece-me um princípio interessante, pelo que vou seguir também o grupo no Facebook.

5 comentários:

Pedro M Teixeira disse...

Se a solução fosse aumentar as taxas de participação nos partidos políticos seria de esperar uma correlação positiva entre taxas de participação e qualidade dos líderes. Então como é que os EUA elegeram George Bush e os portugueses José Sócrates? Não creio que a solução seja mais do mesmo. Mais participação e sentido crítico, sem dúvida, mas para mudar as regras do jogo (eleição dos deputados, por exemplo), mudar as lógicas partidárias, gerar democracia nos vários sectores da vida social...

Sardinhola disse...

É isso que me faz não concordar totalmente com o senhor; não sei até que ponto uma pessoa, começando a fazer parte do mesmo sistema que já existe, consegue contribuir para a sua reforma de maneira efectiva, ou terá mais margem de manobra para o fazer se estiver de fora, por exemplo, como independente. Quanto à participação nos partidos/qualidade dos líderes, acho que as coisas não são lineares. Sou da opinião de que nem sempre a qualidade prevalece sobre as manobras políticas de bastidores na escolha de um líder, mas parece-me que se, à partida, a qualidade do conjunto de pessoas de onde esse líder é escolhido for elevada, aumenta a probabilidade de que ele seja bom.

João Nogueira dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Nogueira dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Nogueira dos Santos disse...

Viva, em primeiro lugar obrigado pela referencia a esta iniciativa. Sobre as objecções que colocam.
Uma dos factores chave de eleição de Barak Obama foi a participação massiva nas directas do Partido Democrata. E mesmo assim, ele ganhou à tangente. Se os cidadãos americanos não tivessem mobilizado em passa para participar nas eleições internas do partido democrata, Barak Obama nem candidato às presidenciais seria.
Quanto à mudança das regras dentro dos partidos, são os militantes que decidem. Posso dizer-te que nesta altura muito militantes do PS e PSD estão a querer discutir a sério uma nova forma sobre como os partidos escolhem os seus deputados (hoje é a direcção do partido que decide tudo), nomeadamente haver primárias para escolher quem vão ser os deputados.
Resumindo, dentro dos partidos nós também podermos mudar as regras do "jogo". Agora é necessário haver uma maioria de militantes que queiram mudança dentro dos partidos. Se nos recusamos em intervir lá dentro, damos esse poder a outros que não nos representam, e que provavelmente, estou muito satisfeitos com o estado das coisas. Eles agradecem!

 
/* Primary layout */