segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Istambul - Topkapı Sarayı (Harem)


Harem



Representação de um dos quartos dos eunucos, que guardavam as mulheres do harem (por razões sobejamente conhecidas...) e que, por isso, ficavam entre os aposentos destas e a entrada.


Tecto das arcadas da entrada






Pátio das concubinas


Esta mesa enorme era usada pelos eunucos para deixar os pratos de comida para as pessoas que viviam no harém, ou seja, as mulheres que lá viviam nem à cozinha buscar a própria comida podiam ir.


Pormenor do pátio da mãe do sultão; era ela que governava o harém, regulava as relações entre o sultão, as suas esposas, as concubinas e os filhos (quem não agradasse à sogrinha estava bem frito) e, em algumas alturas, teve bastante polder nas decisões políticas do país. A Valide era lixada!


Pormenor do salão onde o sultão se reunia com o seu harém




Pormenores dos banhos turcos (hamam) do sultão


Não é bonito espreitar. Muito menos o quarto de um sultão.






Pátio das favoritas: das muitas concubinas de que dispunha (soa mesmo mal, não soa?), o sultão escolhia algumas como suas favoritas; essas tinham privilégios sobre as outras, como uma zona de aposentos reservada e sítios, como este pátio, onde só elas tinham acesso. Valia a pena ser bem boa.


 

No pátio das escolhidas... :D


E a piscina das escolhidas (tinham coisas como o raio!)










Este corredor é o Corredor Dourado; ligava os quartos das concubinas ao do sultão e diz-se que, em dias de festa, o sultão atirava para aqui moedas de ouro que eram apanhadas pelas concubinas. Bonito.


Por último, a princesa do harem :)

2 comentários:

Tiago Costa disse...

Essas concubinas eram umas malandronas! :)

Sardinhola disse...

muito púdicas e tal, mas depois é o que se vê... :)

 
/* Primary layout */