quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Insólitos Ege

Bloco operatório de Ginecologia, histerectomia a decorrer, mesa de instrumentos devidamente preparada e coberta com o tradicional pano verde.

Primeiro: o prof que avaliou o útero extraído entra a pôr a máscara (sim, ele entrou lá, deu umas voltas e só depois é que se lembrou que se calhar era boa ideia pôr a máscara, até porque ficou com a mão direita livre e isso dá jeito para pegar em coisas). A seguir foi lavar as mãos e cá no hospital nunca há nada (literalmente nada) para limpar as mãos (não só as mãos mas mais tarde falo disso). O que é que estava mesmo à mão de semear? Exactamente, o belo do pano verde supostamente esterilizado com os instrumentos cirúrgicos em cima. E toca de secar bem as mãozinhas com ela, qual toalha de lavatório!

Segundo: o enfermeiro que ajuda a instrumentista (põe o soro nas tigelas, abre as coisas que ela vai pedindo, etc) tem normalmente que fazer várias coisas que envolvem a manipulação dos resíduos cirúrgicos. É claro que se usa uma pinça ou porta-agulhas para tal, mas... o que fazer com ela quando não é momentaneamente necessária? Mais uma vez acertaste! Pendura-se no tal pano verde! Ele está lá é pra isso mesmo. Usa-se o porta-agulhas para tirar qualquer coisa do lixo e depois zau! Fica logo ali impecável no pano verde.

Por isso é que tem piada ouvi-los dizer, com o maior zelo do mundo, "be very careful with the green zones and don't touch anything green". Exacto...

2 comentários:

Tiago Costa disse...

Bonito...

latinhas disse...

pois....o verde.....!!! sabes de k cor é o meu carro??? nao é para por nada em cima ! é VERDE!!!

 
/* Primary layout */