domingo, 14 de setembro de 2008

As aventuras de Gi e Jo: fim de semana - parte 1

Iftar: segunda refeição do dia de um muçulmano no Ramadão, que decorre após o ezam imediatamente depois do pôr do sol. Foi exactamente para uma destas refeições especiais que a nossa Sopa nos convidou, a nós a mais umas quantas alunas lá do hospital. Ela realmente transformou-se, deixou a rabugice e o temperamentalismo à porta de casa, tal como os sapatos :), e recebeu-nos maravilhosamente. Como chegámos mais cedo que as outras meninas, vimo-la a cozinhar enquanto conversávamos com ela e com o Pirata das Caraíbas, o marido, que também se transformou (apesar de já termos percebido no hospital que ele é muito simpático).

Comemos com elas a tâmara que quebra o jejum cumprido durante todo o dia e a seguir passámos à sopa de tomate, às azeitonas, pepinos, frango com barbunya (guisado de feijão), batatas assadas, arroz especial e salada, e de sobremesa, fruta com um aspecto mesmo delicioso e doces turcos. De fazer água na boca.

No fim do jantar, elas juntaram-se todas na sala para rezar e agradecer pela refeição, enquanto nós gravámos nas nossas memórias aquelas imagens e cânticos completamente novos.

Depois de retirarem a roupa de oração e, algumas, os véus, passámos ao café turco. Espesso como nunca vi nada assim, com a tradicional borra no fundo. A seguir, tempo para um chá e mais conversa, primeiro com a Atka, que como é da Tanzânia, fala um inglês perfeito, e depois com a nossa Sopa, que nos respondeu a tudo o que lhe perguntámos, desde o (recém) casamento dela até ao problema com os curdos e com os arménios. Deu-nos uma preciosa visão oposta das mesmas questões.



Quando achávamos que devíamos agradecer a gentileza e voltar para casa (afinal, a Sopa tinha que estar na maternidade às 9 da manhã), preparou-nos um pacote de comida para levarmos e ainda fomos todos comer doces. Weeeeee!

1 comentário:

B. disse...

Questão: Será que a Gisela volta com uns kilinhos a mais? E não, não estou a falar do bigode do Príncipe Turco que virá com ela na bagagem...

 
/* Primary layout */