terça-feira, 1 de novembro de 2011

Este gajo passa-se

Grécia anuncia referendo sobre novo pacote de ajuda

publicado 19:46 31 outubro '11
por Mara Gonçalves actualizado às 21:29 - 31 outubro '11

Grécia anuncia referendo sobre novo pacote de ajuda
Quase 60% dos gregos considera novo pacote como negativo ou muito negativo, diz sondagem EPA

O primeiro-ministro grego anunciou um referendo sobre o novo pacote de ajuda à Grécia, estabelecido na semana passada pela União Europeia. George Papandreou afirmou ainda que vai pedir um voto de confiança no Parlamento, de forma a garantir o apoio à sua política durante o resto do mandato, que expira em 2013.

O chefe do governo grego anunciou, durante um discurso no parlamento, que vai referendar o novo pacote de ajuda à Grécia, estabelecido pela União Europeia na semana passada, que prevê o perdão de 50 por cento da dívida grega e que pode levar à necessidade de mais medidas de austeridade.

"Este será o referendo: O cidadão será chamado a dar um grande 'sim' ou um grande 'não' ao novo acordo de ajuda", afirmou Papandreou durante o discurso no Parlamento. "Este é o supremo ato de democracia e de patriotismo. Temos o dever de promover o papel e a responsabilidade do cidadão”, argumentou Papandreou.

Segundo o primeiro-ministro grego, o referendo será realizado daqui a algumas semanas, depois de o acordo estar finalizado. Mas Papandreou não deu mais detalhes nem adiantou nenhuma data para o escrutínio, afirmando apenas “confiar nos cidadãos, no seu julgamento e na sua decisão”. Contudo, ao abrigo da constituição da Grécia, um referendo exige a aprovação pelo parlamento antes de ser oficialmente declarado pelo presidente do país.

Uma sondagem publicada no sábado mostrava que quase 60 por cento dos gregos veem um novo pacote de ajuda como negativo ou muito negativo.

Os líderes da zona do euro acordaram na semana passada um segundo resgate à Grécia, de 130.000 milhões de euros, bem como o perdão de 50 por cento da dívida grega.

A realizar-se, este será o primeiro referendo na Grécia desde 1974, quando a monarquia foi abolida.

Sem comentários:

 
/* Primary layout */