sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Aquilo a que os economistas chamam de orçamento de base zero"; Agora alguém que me explique como é que isto ainda não acontece.

Eu acho que isso vem da ideia de que o Estado, como fiel depositário do dinheiro dos contribuintes, e sendo formado por contribuintes, tem o melhor interesse em gerir bem esse dinheiro, pelo que se pode dar a confiança aos gestores do bem público para que dele disponham. A ideia é boa mas, como está visto, não funciona (e não só aqui, que não é "só neste país" que há corrupção e má gestão do bem público). Já se deve ter dado conta há muito tempo que este princípio não orienta, no geral, a gestão pública, só que nunca houve a coragem para mudar de pressupostos se calhar porque, desde o 25 de Abril, nunca caímos tão no fundo. Pode ser que se encare a crise como oportunidade de mudança deste aspecto, quem sabe na tal anunciada revisão constitucional. Por muito trabalhoso ou angustiante que seja gerir na base de que não há dinheiro, é potencialmente mais benéfico para a gestão pública, porque passa o ónus da prova para o requisitante e obriga a uma análise da real necessidade das despesas; gestão pública essa que, aliás, mexe com dinheiro que também é meu. Os impostos que pago fazem parte do meu rendimento, só que empresto-os ao Estado para que me proporcione um conjunto de serviços que considero essenciais, mas que quero que se seja gerido no meu melhor interesse, que é a sua utilização de forma mais eficiente possível. Como tal, partilho a preocupação de quem pergunta porque é que este sistema ainda não é aplicado.

ps: este post, aparentemente um monólogo algo esquizofrénico, foi originalmente escrito como resposta a um post do perfil do Facebook do Jorge P., de onde adaptei a frase do título; contudo, pela extensão do texto e conteúdo mais formal, é mais adequado que pertença aqui.

S.A.L.R.E.

Há dias assim. Há quem sangre o coração pelo que parte e quem chore a mágoa da dignidade partida. Há quem não tenha um minuto para preparativos e quem anseie pela festa que prepara. Há quem se aflija pelo que quase lhe atropelava a felicidade e há quem veja tudo isto nos cruzamentos do seu filme diário. Mulheres, mulheres...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Debaixo de olho

Assim que tiver algum tempo livre do Livro Cujo Nome Não Deve Ser Pronunciado, vou dar uma espreitadela nisto:

Top Universities Guide

ps: já agora, fui ter ao link acima por causa desta notícia.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sem tomar partido por nenhum dos lados

parece-me que a isto se chama, entre outras coisas, tanto liberdade de expressão como exercício responsável da cidadania, e configura uma candidatura sólida ao prémio "Quando for grande quero ser assim".

Strenger than Fiction-Israel News - Haaretz Israeli News source.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sai um link p'ro blog do canto

Jovem, se estás a pensar viajar para o Médio Oriente, bota as vistinhas para o seguinte link:

http://www.almadeviajante.com/cairo-teerao/

(Maria, isto é para ti).

Sobre o Caderno e o Afeganistão

Antena 1 - Entrevista a Alexandra Lucas Coelho

domingo, 24 de outubro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

Dança oriental

Que me lembre, foi a primeira vez que vi uma actuação de dança persa e, apesar de não ser a minha praia (que fica ali mais para os lados do Egipto), gostei muito. É engraçado que este senhor faz-me lembrar o Joaquín Cortez em alguns movimentos. Serão a dança persa e o flamenco primas filhas de irmãos (rejubilo face à oportunidade de poder usar esta expressão que já não ouvia há imenso tempo :D)?

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quando for grande quero ser como eles

Al Gore sou eu e tuuuuuu!

Sobre o lenço na cabeça e universitárias em Izmir

İzmir Municipality insists on discriminating against covered students (aqui)

O neurónio inspirou-se

Todas as despedidas são incertezas.

não gosto de incertezas.

Um homem extraordinário

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Vista para o Curdistão

a partir do relato de Ana Isabel Mineiro (aqui).

Sentimento do dia

O meu cérebro parece um coador. Sinto-me mesmo idiota por estar a estudar numa altura em que parece que alguém se esqueceu de me dar a dose diária de memória.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Estou maravilhada

com o blog que a Maria mandou. É engraçado e é sobre gatos, o que lhe dá logo muitos, muitos pontos. Ainda por cima os cartoons são sobre pequenos pormenores do comportamento dos gatos que eu vejo no meu próprio animal. Vou continuar a cuscar.

Obrigada Maria! :)

já agora, o link é catversushuman.blogspot.com .

sábado, 16 de outubro de 2010

Com uma das melhores tardes dos últimos tempos, com um sol lindo e uma temperatura fantástica, com relativamente (o Harrison de sempre) pouco que fazer, como é que este se transformou num dia totalmente depressivo? Qué mierda, capitán!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Delicioso

Estes sons colaram-se aos ouvidos e não saem. É que não há maneira!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mambo Italiano

A música é interessante, sim senhor, mas do que eu gostei mesmo foi dos bonequinhos. Quando for grande quero ter um.

sábado, 9 de outubro de 2010

Pão

Peter Reinhart on bread | Video on TED.com

Apesar de ser longo, o vídeo prende a atenção até ao fim e dá toda uma nova perspectiva ao acto de fazer pão.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gosto, muito, muito, muito

Maria, vamos ali a Beirute? :)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vida de deputado na Suécia

Sim, a maneira de encarar a vida de um europeu do Norte é diferente da de um europeu do Sul; sim, temos diferenças culturais marcantes e tradições políticas diferentes; sim, cada um destes grupos tem vantagens em ser como é, mas que tal começar a tirar ideias dos exemplos do outros?


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

 
/* Primary layout */